LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS


Para a Organização das Nações Unidas (ONU), a violência contra mulheres é uma grave violação dos direitos humanos que gera impactos físicos e psicológicos. A Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) aponta que, no Brasil, de janeiro a outubro de 2015, 38,72% das mulheres em situação de violência sofreram agressões diárias e 33,86%, agressões semanais. A violência doméstica é o tipo mais comum de violência contra a mulher e, para se tipificar essa violência como crime, foi promulgada, em agosto de 2006, a Lei Maria da Penha (Lei N° 11.340/2006), resultado de mobilizações para garantir justiça às vítimas e reduzir a impunidade de crimes cometidos contra as mulheres.   A partir dessas informações e com base em seus conhecimentos, reflita sobre o impacto da Lei Maria da Penha no quadro de violência contra a mulher no Brasil. Em seguida, analise as afirmações que seguem:   I. A violência tem consequências negativas somente para as mulheres, não afetando suas famílias e nem a sociedade. II. As mulheres podem sofrer com problemas psicológicos, podendo gerar traumas, baixa autoestima, dependência psicológica do agressor. III. A vítima se encontra cerceada de direitos individuais. IV. A família sofre com a ruptura da estrutura familiar; desestabilidade emocional; naturalização da violência contra a mulher para as gerações futuras; desvalorização da figura materna. V. Para a sociedade, percebe-se a disseminação da violência.   São CORRETAS as afirmações contidas em:

I, II, III, V.
II, III, IV, V.
I, II, III, IV.
I, II, IV, V.
I, III, IV, V.
Leia, com atenção, o texto a seguir.   A taxa de desemprego no Brasil subiu para 11,6% no trimestre encerrado em fevereiro, atingindo 12,3 milhões de pessoas, influenciada pelo aumento da procura por emprego e pelo corte de postos de trabalho nos setores de construção, administração pública e serviços domésticos, segundo divulgou nesta terça-feira (31) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).   Disponível em: . Acesso em: 02 abr. 2020.   No texto, o índice de desemprego apontado no Brasil, no trimestre encerrado em fevereiro,  constitui-se um argumento:  

de autoridade.
com base no raciocínio lógico.
com base no consenso.
de competência linguística.
baseado em provas concretas.
Você estudou acerca da importância do Requerimento no meio profissional, quer seja o particular como o público. Considerando esse estudo, leia o trecho a seguir.   Requerimento deriva-se do verbo requerer, que, de acordo com seu sentido denotativo, significa solicitar, pedir, estar em busca de algo. E principalmente, que o pedido seja deferido, ou seja, aprovado. Podemos fazer um requerimento a um órgão público, a um colégio, a uma faculdade, e mais a uma infinidade de outros destinatários. É importante sabermos que o requerimento pertence à chamada Redação Técnica, pois como todo texto, o mesmo constitui-se de algumas técnicas específicas para redigi-lo. (DUARTE, 2020, p. 1).   (Fonte: DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Requerimento. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.htm. Acesso em: 26 de fev. 2020.)   Com base no trecho lido e em seus estudos, assinale a alternativa que demonstra a estrutura correta do texto requerimento.

Expressão de chamamento, redação da informação que deve ser transmitida, data, horário e local de emissão, nome e assinatura do emissor, indicação do cargo do remetente.
Título abreviado, data, indicação do destinatário, assunto, texto, fecho, assinatura do remetente, indicação do cargo do remetente.
Endereçamento, invocação, identificação do requerente, a requisição propriamente dita, pedido de atendimento, cidade, data, assinatura do requerente.
Nome da empresa, descrição sumária da OS; número da OS, descrição do nome do cliente, telefone, endereço, bairro, cidade, CPF/CNPJ, RG/IE, descrição dos dados do objeto, descrição do defeito/reclamação, descrição dos serviços executados, data da garantia, data da próxima revisão.
Documentos pessoais, RG e CPF, endereços e telefone para contato, grau de escolaridade, descrição da experiência profissional.
Há alguns procedimentos de leitura que auxiliam o leitor a fim de realizar uma leitura compreensiva de um texto científico, por exemplo. Assinale, nos parênteses, (V), para as alternativas verdadeiras e (F), para as falsas.   Ao ler um texto, o leitor deve:   (    ) procurar  identificar  as suas partes estruturais do texto, delimitando cada uma de acordo com suas finalidades. (    ) traduzir o pensamento do autor e avaliar a contribuição do estudo do texto para a ampliação dos conhecimentos e para a formação profissional. (    ) entendê-lo apenas em sua especificidade,  uma vez que relacioná-lo com outros textos da mesma área, com o conteúdo da disciplina e com sua realidade, enquanto leitor, em nada vai contribuir. (    ) analisar a consistência dos dados, as relações entre gráficos e tabelas com o assunto tratado e a coerência dos argumentos apresentados. (    ) identificar o plano geral do texto, a autoria, o tipo, o suporte do texto e o conteúdo desenvolvido no mesmo.   A sequência correspondente à análise correta é:  

F - V - F - V - V 
V - F - V - F - V
V - V - V - V - F
V - V - F - V - V
F - F - V - F - F
Conforme Chemim (2012), “o artigo científico (paper) é um texto com autoria declarada que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento, e que poderá fazer parte de uma publicação periódica científica impressa, com outros artigos e autores, segundo a NBR 6022/2003, da ABNT.   Esse texto é publicado em veículos como revista, boletim, anuário, jornal etc., os quais, para serem considerados periódicos científicos especializados da área, precisam ter qualidade científica em determinada área do conhecimento, ser objeto como tal de Número Padrão Internacional para Publicação Seriada (ISSN) na versão impressa e/ou on-line, e serem indexados a bases de dados nacionais e/ou internacionais. ”   A partir do exposto, avalie as afirmações que seguem:   I. A estrutura básica de um artigo científico é composta por: a) título, b) resumo, c) introdução, d) desenvolvimento, e) metodologia, f) conclusões, g) referências. II. O resumo se constitui de uma sequência de frases concisas e objetivas, e não de uma simples enumeração de tópicos, tendo no máximo 250 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho: as palavras-chave. III. O resumo de um artigo científico deve contar uma condensação breve, a apresentação concisa das ideias mais importantes do texto, pois sua característica básica é a fidelidade às ideias do texto. IV. Os artigos científicos podem ser produzidos a partir de atividades/trabalhos de aula, de ordem técnica, muitas vezes de levantamento/revisão bibliográfica e, em outros casos, também de coleta e análise de dados, para a verificação e avaliação do aprendizado do estudante em disciplinas ou até como conclusão de um determinado curso.   Assinale a alternativa correta.

Somente as afirmativas I e II estão corretas.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Todas as afirmativas estão falsas.
Fazem parte das afirmativas corretas os dizeres presentes em I e IV, somente.
Leia os excertos A e B para responder à questão.   A) “Após a leitura de um texto, por mais curto que seja, você é capaz de se lembrar das ideias mais importantes e não das palavras, orações e períodos que o compõem. Esse é um processo de redução que fazemos praticamente sem muito esforço. Resumir um texto significa criar um novo texto mais curto, utilizando as informações mais importantes do texto original. É claro que esse processo envolve uma intervenção direta do leitor no texto de partida, principalmente se considerarmos que “as informações mais importantes” podem variar dependendo do objetivo da realização da tarefa de resumir.   Na atividade de resumir, o autor (=o que resume) deve-se colocar em segundo plano, esforçando-se para ser objetivo, no intuito de criar uma síntese coerente e compreensível, o mais próximo possível da intenção comunicativa do autor do texto original. Isso é, com certeza, mais desejável se se trata de um resumo de texto científico. Mas essa não é uma tarefa fácil. Existem resumos de variada extensão, assim como resumos mais próximos ou mais distantes do texto original”.   B) “Resenhar significa destacar as propriedades de um objeto, mencionar seus aspectos mais importantes, descrever as circunstâncias que o envolvem, sempre de acordo com uma intenção/finalidade previamente definida pelo resenhador (FIORIN; SAVIOLI, 1990). Normalmente, a resenha é utilizada na mídia (jornais e revistas, tanto em papel como online, e na televisão), quando recebe o nome de ‘crítica’, ou não recebe nome algum; na Academia (estabelecimento de educação superior), ela é denominada de ‘resenha’ mesmo (MACHADO, 2007).”   A partir da leitura dos dois excertos e do seu conhecimento sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir sobre resumo e resenha:   I. O objetivo da resenha é divulgar objetos de consumo cultural - livros, artigos, filmes etc. II. O resumo trata-se de um texto de informação e de opinião. III. No resumo não há uma preocupação com a emissão de opinião. IV. Nunca devemos ler o texto em sua totalidade, pois algumas informações podem confundir o leitor na hora ao interpretar as informações.   Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) presente(s) em:  

Apenas em I. 
Apenas em II.
Em I e III.
Apenas em III.
Em I e II.
Sabendo-se que a escolha de um gênero textual considera vários fatores como: o locutor, o interlocutor, a finalidade, a situação e o suporte, leia e analise o texto a seguir.     À senhora Alda de Oliveira Caetano Gestora do curso de Biotecnologia Universidade dos Anjos   Prezada gestora   Eu, José Moraes de Oliveira, portador do CPF 011.444.132.95, residente e domiciliado na Rua da Felicidade, nº 65, Uberaba – MG, solteiro, estudante, solicito a segunda chamada da avaliação da Disciplina Leitura e Produção de Textos, realizada no dia 20 de março de 2020.   Declaro que não vim fazer a prova, porque queria descansar um pouco, estou quase morto de tanto estudar e fazer trabalhos e provas! Além disso, nessa época tem muita festa e leilões e estava muito ocupado com a galera.   Convicto de que a senhora, que também gosta de curtir a vida, entenderá o meu apelo, peço deferimento.   Uberaba, 20 de abril de 2020. José Moraes de Oliveira       A partir da leitura do texto e dos estudos sobre linguagem, trabalho e prática social, analise as afirmações a seguir.   I - Um dos textos mais utilizados para solicitar algo a uma empresa, instituição ou organização é o requerimento.   II - Um dos textos mais utilizados para solicitar algo a uma empresa, instituição ou organização é a declaração.   III - A linguagem empregada no texto não é adequada ao nível de formalidade que a situação exige.   IV - O objetivo desse texto é solicitar a segunda chamada de uma prova.   V - Esse texto tem como finalidade declarar os anseios e necessidades do aluno.     Estão corretas as afirmativas:  

I, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e V, apenas.
II e V, apenas.
II, IV e V, apenas.
Leia os textos com atenção.   I. Obrigado pela flor que mandaste; dei-lhe dois beijos como se fosse a ti mesma, pois que apesar de seca e sem perfume, trouxe-me ela um pouco de tua alma. Sábado é o dia da minha ida; faltam poucos dias e está tão longe! Mas que fazer? A resignação é necessária para quem está à porta do paraíso; não afrontemos o destino que é tão bom conosco.   II. Esta Portaria regulamenta as responsabilidades e define as diretrizes para execução e financiamento das ações de Vigilância em Saúde pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, relativos ao Sistema Nacional de Vigilância em Saúde e Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.   III. A economia brasileira mostrou, pelo terceiro ano seguido, um crescimento tímido. No primeiro ano do governo, o Produto Interno Bruto (PIB) avançou 1,1%. O dado, divulgado nesta quarta-feira, 4, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é menor do que os de 2017 e 2018, quando a economia registrou alta de 1,3%.   IV. Um dos grandes avanços na área da saúde está na “reprogramação” de células adultas. Com esta conquista, os cientistas conseguiram transformar células de pele ou sangue nas chamadas “células pluripotentes” — que possuem o potencial de se tornar qualquer tipo de célula existente no organismo.   A sequência que contém a correta relação das modalidades linguísticas e suas variantes, nos textos acima, respectivamente, é:  

literária; oficial; jornalística; científica.
jornalística; oficial; científica; literária.
literária; científica; jornalística; oficial.
literária; jornalística; científica; oficial.
jornalística; literária; oficial; científica.
Leia, com atenção, as asserções a seguir.   I. A organização textual de um projeto é basicamente a mesma em todas as áreas do conhecimento.   CONTUDO   II. as diferenças textuais se encontram na especificidade da terminologia de cada área de atuação, nas fontes de dados, nos documentos utilizados, nas ações e interações propostas, e, ainda, na função social dos sujeitos da comunicação.   Avalie as duas asserções e a relação entre elas. Assinale a alternativa correta.

A primeira é uma proposição falsa e a segunda proposição é verdadeira.
As duas são verdadeiras e a segunda estabelece uma relação de adição com a primeira.
As duas são verdadeiras e a segunda estabelece uma relação de adversidade com a primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira é uma proposição verdadeira e a segunda é uma proposição falsa.
Você estudou que, quanto à linguagem, a comunicação oficial traz as seguintes marcas: impessoalidade, formalidade, uniformidade, clareza e precisão, concisão e harmonia. Tais princípios podem e devem ser usados nas empresas particulares e públicas. Vejamos o que o Manual de Redação da Câmara dos Deputados nos traz acerca do conceito “impessoalidade”.   A impessoalidade remete a dois aspectos: o primeiro prende-se à obrigatoriedade de que a administração não privilegie nem prejudique ninguém, individualmente, já que o seu norte é sempre o interesse público; o segundo é o da abstração da pessoalidade dos atos administrativos, a linguagem na comunicação oficial, pois a ação administrativa, em que pese ser exercida por intermédio de seus servidores, é resultado tão somente da vontade estatal.   Dessa forma, o princípio da impessoalidade exige que o ato seja praticado sempre com finalidade pública, ficando o administrador impedido de buscar outro objetivo ou de praticá-lo no interesse próprio ou de terceiros. Em consequência, a redação oficial deve ser elaborada sempre em nome do serviço público e em atendimento ao interesse geral do cidadão, sendo inconcebível tratar o objeto de expediente oficial de outra forma que não a estritamente impessoal. (BRASIL, 2017, p.11-12).   (Fonte: BRASIL. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Manual de redação da Câmara dos Deputados [recurso eletrônico] : padronização e documentos administrativos. – Reimpressão. -- Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2017. -- (Série fontes de referência. Guias e manuais; n. 47 PDF)   Considerando o trecho lido e seus estudos, analise as afirmativas a seguir e marque a que configura impessoalidade em relação à redação de uma comunicação oficial.

Uma servidora pública escreveu um requerimento considerando toda estrutura necessária, inclusive sendo objetiva na solicitação feita. Usou a expressão de tratamento adequada ao cargo desempenhado pelo destinatário.  
Um servidor administrativo escreveu em um memorando oficial e, no decorrer do texto, afirmou o seguinte “O senhor ganhou a licitação do contrato de fornecimento de leite em pó; como é o meu sogro fiquei muito feliz com essa notícia”.
Um servidor administrativo respondeu um requerimento de solicitação de estágio e no decorrer do texto usou as expressões “jovem senhorita”, “linda e pomposa”, “bela candidata”.
Um deputado escreveu um memorando oficial, finalizando o texto com a seguinte expressão “Espero que possamos renovar nossos negócios, haja vista, que me causam ainda mais estima e apreço pela sua pessoa”.
Uma servidora pública escreveu um requerimento usando, na invocação, a expressão “Querida filha”. Durante o texto usou “Infelizmente, mamãe não pôde atender o seu pedido”.